Equipe pedagógica participa do Encontro de Formação do Programa Semente

As professoras e coordenadoras dos ensinos Infantil e Fundamental I do Colégio Almeida Júnior participaram do Encontro de Formação 2019 do Programa Semente, realizado na última terça-feira, dia 22 de janeiro, em São Paulo. Durante o evento, a equipe pedagógica do colégio recebeu capacitação sobre a aprendizagem socioemocional e o ensino das emoções. A partir deste ano o Colégio Almeida Júnior adota o Programa Semente com aulas que vão trabalhar os aspectos socioemocionais auxiliando no plano de vida dos alunos do Ensino Infantil ao Médio.

O Programa Semente se estrutura em cinco pilares. O primeiro, autoconhecimento, permite que o estudante entenda sua personalidade e perceba qualidades e defeitos para que possa se avaliar e trabalhar a sua autoconfiança. Outro pilar é o autocontrole, no qual o estudante aprende a lidar com suas emoções e evitar impulsividades, imprescindível para tomar decisões corretas e para amadurecer. Já o terceiro domínio, a empatia, é trabalhada para que o aluno saiba se colocar no lugar do outro e ser sensível ao mundo, criando laços afetivos e compreendendo a sociedade. Já o quarto pilar, o das habilidades sociais, permite ao estudante desenvolver sua capacidade de comunicação e cooperação. E, por fim, ao trabalhar todos esses pontos, o aluno terá mais condições de tomar decisões responsáveis, analisando as situações a sua frente de forma sensata para fazer escolhas que beneficiem não só a si mesmo, mas quem está ao seu redor.