Alunos do Colégio Almeida Júnior adotam pintinhos em projeto de prevenção à gravidez precoce

Pelo décimo ano consecutivo o Colégio Almeida Júnior realiza com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II um importante projeto de alerta e prevenção sobre a gravidez precoce.

Cuidar de um pintinho recém-nascido 24 horas por dia, durante uma semana; deixá-lo alimentado, hidratado e dar carinho, atenção e cuidados com relação à temperatura ambiente, exatamente como uma mãe cuida de um bebê. Essa tem sido a missão dos alunos do Colégio Almeida Júnior que estão cursando o 8º ano do Ensino Fundamental 2.  A tarefa faz de um projeto dentro da disciplina de Ciências que está acontecendo pelo décimo ano consecutivo no Colégio, que tem como principal objetivo de alertar os alunos sobre a importância de prevenir uma gravidez precoce, mesmo não havendo registros entre os alunos.

O projeto é levado muito a sério por todos os alunos. Na quarta-feira, dia 29 de maio, todos receberam os pintinhos recém-nascidos que serão seus “filhos” e os levaram para casa. Até a próxima quarta, dia 5 de junho, elas terão que seguir regras, algumas rígidas, como ficar todo o tempo com os pintinhos, levá-los para a escola todos os dias e, durante os intervalos ficar com eles o tempo todo. Também é proibido “terceirizar” os cuidados com o pintinho, tanto em casa, quanto na escola ou fora dela. Para dar mais realismo à tarefa, na escola é montado um “berçário” onde ficam os pintinhos enquanto os alunos estão em sala de aula. Tudo é feito para que os alunos reflitam sobre a responsabilidade de cuidar de uma vida.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II, Luciana Nunes Vaccari Avi, “essa atividade tem dado excelente resultado. Temos certeza de que essa experiência realmente conscientiza os jovens no sentido de despertar nos alunos a responsabilidade de cuidar de um ser vivo nos primeiros instantes da vida e também cuidar do próximo necessitado”.

Após o encerramento desta atividade os pintinhos serão doados para a Comunidade Totus Tuus.