Educador do Mês: professora Cilmara de Fátima Esteves Sonsin

Uma carreira dedicada ao Primeiro Ensino, não só aplicando as técnicas pedagógicas, mas explorando as potencialidades de cada aluno para que eles tenham pleno desenvolvimento como ser humano. Assim pode ser interpretada a história profissional da professora Cilmara de Fátima Esteves Sonsin, nossa educadora do mês.

Pedagoga, graduada pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), onde cursou Pedagogia Plena, com Habilitação em deficientes em Audiocomunicação e Magistério das matérias do Ensino Médio no ano de 1995, Cilmara também é pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela UCB (Universidade Castelo Branco) em 2005. Fez curso de Extensão Universitária na  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com o tema “O Socioconstrutivismo: planejando e analisando a sala de aula”; Programa de estudos para pós graduação em linguística aplicada, em 2010, e fez cursos de formação continuada na Escola da Vila, em São Paulo, entre outros.

Atuando como docente desde 1991, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sua maior jornada foi nas séries iniciais como professora alfabetizadora, tendo sido uma das professoras que ajudou a implantar e desenvolver o Infantil no Colégio Almeida Júnior.

“Esta faixa etária é encantadora, onde o processo ensino/aprendizagem acontece de forma sublime. Período de descobertas e muitos desafios. Período em que a criança começa a ver o mundo de forma diferente e de outra perspectiva, de uma forma mágica… sei ler, sei escrever! Ser coadjuvante nesse processo foi um presente na minha carreira”, afirma a professora Cilmara.

Depois de muitos anos alfabetizando, a Educadora do Mês afirma ter recebido de presente um desafio, que foi o de assumir um 5º ano do Ensino Fundamental I.

“Amo o que faço, aprendo mais que ensino, meus alunos são deliciosos, mais uma vez de imensuráveis descobertas! Considero-me muito realizada e agraciada por Deus, pois minha profissão me proporciona aprender sempre, ensinar às vezes. Ganho a cada ano: alunos, amigos, cúmplices e companheiros”, revela.

Sem medo de encarar qualquer desafio, este ano, Cilmara pretende realizar uma peça teatral com aqueles que ela chama de “pequenos, grandes alunos”.

“Como profissional polivalente que somos no Fundamental I, temos oportunidade de participar de inúmeros projetos durante o ano letivo”, afirma Cilmara

Sobre sua experiência de trabalhar no Colégio Almeida Júnior, Cilmara Esteves Sonsin não esconde seu orgulho, nem o seu entusiasmo:

“Durante essa caminhada, tive a oportunidade de lecionar em vários colégios particulares da cidade, onde todos ajudaram a me tornar a Cilmara que sou hoje, mas o Colégio Almeida Júnior é meu lar. Onde sempre acreditaram em mim e partilhavam e ainda partilham dos meus sonhos, devaneios e até utopias. Um Colégio que como eu, acredita no ser humano, que acredita que não somos estáticos, que aprendemos a todo o momento, e somos protagonistas da nossa aprendizagem.  Aqui somei, subtrai, multipliquei e dividi sonhos e realizações! Deixo meus agradecimentos a minha família, meus diretores, coordenadores e colegas, mas em especial a todos os meus alunos (pequenos e grandinhos) que me ensinaram e me ensinam a alegria da vida “, finaliza a Educadora do Mês.