Educador do Mês: Professora Juliana Maria de Carvalho

         Exercer o trabalho com amor, abrindo as portas do conhecimento e das descobertas dos primeiros anos da vida estudantil; ensinar a criança a vivenciar o cotidiano de forma coletiva e produtiva; construir permanentemente valores importantes e direcionar os caminhos da confiança. Assim é a atuação da professora da Educação Infantil Juliana Maria de Carvalho, a Educadora do Mês de Julho do Colégio Almeida Júnior.

Formada em Pedagogia há 20 anos pelo Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), a professora Juliana tem vários cursos de formação continuada nas áreas de Letramento e Matemática na Educação Infantil; Linguagem e neuroaprendizagem; a implantação da BNCC; Educação Infantil e Meio Ambiente. É também pós-graduada em Inclusão na Educação Infantil.

Atuando na Educação Infantil com crianças de 5 anos de idade, Juliana considera seus alunos protagonistas no processo do ensino. “Cabe a mim ofertar estímulos e mediar questionamentos que levem-na a construir novos saberes, alinhando-os aos anteriores. Saberes estes recheados de significado, encantamento, descobertas e magia”, afirma.

Segundo ela, os resultados e as vantagens dessa prática são excelentes. “Para meu encantamento, são inúmeras. Todas têm sempre algo em comum: o fato de poder observar de perto os olhinhos brilhando diante de uma nova descoberta, de uma nova conquista! Poder acompanhar de perto a alegria da criança ao perceber-se capaz de superar desafios e de vivenciar a pureza e a magia que só o universo infantil pode proporcionar é a energia que move o meu trabalho”!

Entre as atividades que ainda pretende realizar no Colégio Almeida Júnior, a professora afirma que gostaria de “desenvolver um projeto com minhas crianças onde elas encontrem-se no universo de outras crianças – muito diferentes, mas com muito em comum: estarem num momento mágico que é só delas. Culturas diferentes, brincar diferente, alimentar-se diferente, morar diferente…  Um só mundo mágico”!

Para Juliana de Carvalho, trabalhar no Colégio Almeida Júnior é uma realização pessoal. “O Colégio Almeida Júnior me dá asas, combustível e credibilidade para que eu viaje com minhas crianças em suas aventuras, descobertas e construções! Nossos projetos “sonhadores” viram realidade em nosso Colégio. Aqui nada é impossível”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *