O desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais, a oportunidade de expressão da criatividade, o acesso a saberes necessários ao exercício da cidadania e o direcionamento à escolha acertada da profissão, são os objetivos dos projetos do Ensino Médio.

Conheça alguns dos projetos do Ensino Médio:

Cursinho

O Cursinho Enem é uma ferramenta que auxilia nossos alunos no processo de ingresso ao ensino superior, pautado em uma formação sólida, crítica e cidadã. As aulas são direcionadas com o objetivo de promover maiores esclarecimentos sobre esta avaliação externa e sobre a relação existente entre as disciplinas que compõem cada área do conhecimento, sanando possíveis problemas no que tange a defasagem de conteúdos básicos nas mais diversas áreas. Fornecer aos alunos as orientações necessárias para seu melhor desempenho, fomentar conceitos e galgar novas perspectivas de análises quanto a fatos políticos, econômicos, ambientais, entre outros, e dinamizar os conteúdos aplicados são as premissas do nosso cursinho Enem para integrar nossos alunos com o estilo da prova.

Sarau

Nas aulas de Literatura um tema, uma obra ou um autor é escolhido no início do ano para ser trabalhado de forma lúdica e aprofundada em sala de aula, culminando numa apresentação que ocorre no segundo semestre, misturando encenação, música, dança, confecção de cenários e vestimentas, entre outras formas de arte.

Simulados

Com o objetivo de estimular e preparar nossos alunos para os principais vestibulares e Enem, aplicamos os simulados, da seguinte forma:
I. Trimestralmente, para todas as turmas, com questões relacionadas ao conteúdo já trabalhado em sala de aula.
II. Mensalmente, para o 3º ano, utilizando provas anteriores das faculdades de interesse da turma.

Revisão de Vestibular

Com o objetivo de preparar ainda mais nossos alunos para os principais vestibulares, mantendo-os atualizados em todas as disciplinas, a partir de agosto oferecemos a revisão dos principais conteúdos estudados no Ensino Médio.

Profissões

Este projeto objetiva o contato direto de nossos alunos com o mercado de trabalho e com os diversos cursos e as diversas universidades existentes no país, para que possam escolher com segurança seu caminho profissional.

I. MINI ESTÁGIO – No 3º ano, depois do levantamento feito em classe sobre as profissões escolhidas pelos alunos, procuramos dentro da nossa comunidade escolar pais que tenham a mesma profissão almejada por eles. Entramos em contato com esses pais para apresentarmos nossa proposta do mini estágio, na qual os “estagiários” passam uma tarde ou mais acompanhando os profissionais em seus próprios locais de trabalho – escritórios, indústrias, clínicas, etc. Caso não encontremos profissionais de certas áreas, os procuramos na cidade de Itu ou na região.

II. PALESTRAS – Em parceria com a Esamc, de Sorocaba, nossos alunos assistem a palestras voltadas para o mercado de trabalho, para as escolhas profissionais e para o funcionamento dos diversos cursos existentes.

III. FACULDADE ABERTA – Os alunos visitam anualmente duas feiras de profissões, uma da Esamc, e a outra intercalando entre USP, Unicamp e Guia do Estudante, de acordo com os interesses de cada turma.

Oficina de Redação

Além das duas aulas semanais de Produção de Texto, os alunos do 3º ano contam com a Oficina de Redação. Em nossas oficinas os alunos exercitam a escrita através dos diferentes gêneros textuais exigidos pelos vestibulares e pelo Enem, assistidos pelo professor que os orienta e encaminha para que suas produções tornem-se cada vez mais coesas e adequadas, capacitando-os com a bagagem necessária para participarem de qualquer vestibular.