Uma História de Vida Comprometida com a Educação!

O Colégio Almeida Júnior, desde a sua fundação, em 2001, procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, seu objetivo é a formação integral do estudante. Crianças e jovens criativos, flexíveis, questionadores, responsáveis, capazes de se comunicar e conscientes de seu papel na sociedade, é o perfil que inspira a nossa proposta de educação ao longo deste curso de formação.

Com um currículo que contempla todo o conteúdo regular, somado a diversas atividades complementares, o jovem formado pelo Almeida Júnior torna-se apto a cursar as melhores universidades, ingressar no mundo do trabalho e exercer a cidadania, e, sobretudo, guiar-se pelo respeito e pela solidariedade. Para trabalhar com indivíduos de 3 a 17 anos, os profissionais da escola estão em constante processo de formação para atender não só ao currículo regular, mas as necessidades, iniciativas e inteligências individuais.

O sujeito-aprendiz no Almeida Júnior é valorizado em seu modo de pensar, sentir e agir. Aqui, ele encontra acolhida e orientação em um ambiente de construção coletiva e respeito que fazem, segundo os próprios alunos, a diferença deste chão.

O hábito de estudo torna-se um princípio cultivado como momento particular e especial de engrandecimento pessoal de nossos estudantes, que se descobrem capazes de produzir, compreender, guiar-se autonomamente e enveredar-se pelos mundos da pesquisa com crítica, criatividade e consciência – portanto, vivendo o estudo de forma emocionalmente positiva e comprometida.

A sistemática de avaliação permeia todo o processo de aprendizagem; vai além dos conteúdos formais – contempla atitudes e procedimentos observados, registrados e compartilhados pelos estudantes e professores.