A Educação Bilíngue é, por excelência, a educação do século 21, pois permite que os alunos aprendam os conteúdos acadêmicos, usem duas línguas constantemente e tornem-se fluentes e proficientes em ambas. Suas capacidades de pensamento são estimuladas, seu raciocínio fica mais flexível, suas habilidades linguísticas aumentam e fica mais fácil de aprender outras línguas. O contato com outras culturas abre a visão de mundo, percebem outros modos de ver e representar situações a sua volta.

O Colégio Almeida Júnior, em parceria com a International School, oferece Ensino Bilíngue durante as aulas curriculares aos alunos dos ensinos infantil a partir dos 3 anos, fundamental I e fundamental II. São 5 aulas em inglês por semana inclusas na matriz curricular, assegurando que o aluno tenha um contato diário com a língua inglesa.

Também oferecemos aos pais, a opção de manter os filhos no contra-turno das aulas, uma extensão de mais 10 horas/aulas do Programa Bilíngue.

* excepcionalmente em 2019 as turmas do 8º e 9º ano terão as aulas do programa bilíngue somente no período oposto.

O programa da Internacional School tem por abordagem o CLIL – Content and Language Integrated Learning e se apoia sobre os 4 pilares da UNESCO.

CLIL
– Aprendizagem integrada de conteúdos e de língua;
– Utilização de outras disciplinas para a aquisição de um novo idioma.

Pilares da UNESCO
– Aprender a fazer;
– Aprender a conhecer;
– Aprender a viver juntos;
– Aprender a ser.

Esse tipo de abordagem está de acordo com os valores do Colégio Almeida Júnior, que visa formar alunos não só com competências acadêmicas, mas também capazes de se relacionar amplamente e de forma saudável com o mundo.

Educação Tecnológica LEGO® Education

O Programa International School engloba o uso da ferramenta LEGO® Education no ensino bilíngue, permitindo que os alunos trabalhem de forma criativa e autônoma, desenvolvendo projetos interdisciplinares. Os materiais que compõem o Programa incentivam os alunos a construírem modelos funcionais que podem ser utilizados para diferentes fins, de acordo com o tema da atividade e das abordagens linguísticas.

A metodologia LEGO® Education possibilita o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, além de promover o relacionamento entre as pessoas. Assim, permite ao educador praticar ações que desenvolvam motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção.

Essa metodologia inovadora possibilita:
– Pensar de forma criativa ao criar um modelo funcional;
– Desenvolver vocabulário e habilidades de comunicação para explicar o funcionamento dos modelos;
– Estabelecer ligações entre causa e efeito;
– Refletir sobre como encontrar respostas e imaginar novas possibilidades;
– Debater ideias e tentar concretizá-las;
– Pensar logicamente;
– Criar e apresentar histórias usando modelos para efeitos visuais e de ordem dramática.

Cambridge English

A International School prepara os alunos para os exames internacionais Cambridge English. Uma das mais antigas e renomadas universidade do mundo, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, já teve entre seus alunos 87 ganhadores do prêmio Nobel, assim como personalidades importantes para a história mundial, como Isaac Newton, Francis Bacon, Charles Darwin, Virginia Woolf e Lord Byron.

Os exames Cambridge English avaliam e certificam o desempenho do candidato na língua inglesa. Eles usam materiais e situações do dia a dia em países que utilizam este idioma e cobrem as quatro habilidades – compreensão auditiva, expressão oral, leitura e escrita, o que comprova que o candidato pode usar o inglês em situações corriqueiras. Ao redor do mundo, mais de 15 mil organizações aceitam tais certificados. Dentre elas há universidades e faculdades, empresas e órgãos governamentais. A certificação internacional é o resultado de um programa de excelência que oferece ao aluno um contato contínuo com o idioma em situações reais de comunicação. Além disso, o Bilingual Program da International School oferece semanalmente aulas com conteúdos desenvolvidos para familiarizar os alunos com o formato dos exames Cambridge English, que são oferecidos em diversos níveis linguísticos sempre respeitando a faixa etária e maturidade dos alunos.

Outros Diferenciais

O Programa Bilíngue do Colégio Almeida Júnior também conta com atividades e tecnologias inovadoras, como o Minecraft Education – uma versão do jogo de blocos desenvolvida para ser utilizada em salas de aula, óculos de realidade virtual, kits Microduino para o ensino de programação e robótica, entre outras atividades.

“Tell me, and I´ll forget. Show me, and maybe I´ll remember. Wrap me up, and I WILL LEARN.”
Benjamin Franklin