Elaboração escrita do trabalho

O trabalho é composto de três partes distintas, introdução, desenvolvimento e conclusão com subdivisão que se fizerem necessários:

 

A introdução

Deve ser escrita somente quando o trabalho estiver concluído, atendendo aos seguintes objetivos:

  • Anunciar o assunto, apresentar a idéia geral da pesquisa, delimitar o tema e mostrar sua importância, definir a metodologia que será utilizada pela pesquisa;
  • Mostrar como será desenvolvido o trabalho, a idéia central de cada parte ou capitulo, a fim de que se tenha uma visão global de que será o trabalho.

 

O desenvolvimento

Também chamado corpo do trabalho, visa comunicar os resultados da pesquisa. Como núcleo fundamental do trabalho deverá conter o seguinte:

  • Uma divisão que mostre a estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido; sua divisão em capítulos vai ser efetuada de acordo com a necessidade de desdobramento do assunto;
  • Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo a lógica e o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.

 

A conclusão

Geralmente configura a resposta à hipótese de trabalho anunciada na introdução, quando o pesquisador manifesta seus pontos de vista sobre os resultados da pesquisa, sintetizando os argumentos que levaram a “provar” suas propostas iniciais.

 

Apresentação gráfica geral do trabalho

 

No geral, os trabalhos acadêmicos devem apresentar a seguinte ordem:

  • Capa: nome do autor, ordem direta, centralizado, no alto da página.

_ título do trabalho, grifado, centralizado, no meio da página.

_local e data, centralizados, ao nível da margem inferior.

_não é numerada.

  • Página de rosto: Nome do autor, ordem direta, centralizado no alto da página.

_título do trabalho, grifado, acima do meio da página, centralizado.

_ abaixo do título, do lado direito, deve constar uma explicação quanto á natureza do trabalho, a escola, sob a orientação de quem foi realizado. Exemplo:

Trabalho de aproveitamento da Disciplina História, do Ensino Fundamental II do Colégio Almeida Jr., sob a orientação do professor Luis Roberto.

local e data, centralizados, ao nível da margem inferior.

_ a numeração se inicia na página de rosto, mas não é obrigatório colocar o número no alto da página.

  • Prefácio: não é obrigatório; pode ser escrito pelo autor ou por um convidado, citando a instituição que promoveu a pesquisa ou agradecimentos pela orientação e patrocínios recebidos.
  • Sumário: indica as partes do trabalho, capítulos, seus títulos, itens e subitens, e as páginas em que se encontram.
  • Introdução
  • Desenvolvimento: corpo do assunto; cada capítulo deve começar nova folha e ser numerado progressivamente, em algarismos romanos. Os itens e subitens deverão ser numerados com algarismos arábicos até a terceira subdivisão, quando então podemos usar letras. Exemplo:

1.______

1.1_____

1.1.1____

1.1.1.a……etc.

  • Conclusão
  • Bibliografia: a bibliografia final deve ser organizada segundo a ordem alfabética dos autores; quando forem utilizadas as várias obras de um mesmo autor, substitui-se o nome do autor por um traço. Exemplo:

PRADO JUNIOR, Caio. Dialética do conhecimento. 6ªedição,São Paulo, Editora

Brasiliense, 1980.

___________________. O que é Filosofia. 2ª edição São Paulo, Editora.

Brasiliense, Coleção Primeiros passos, 1981.

  • Anexos: têm a finalidade de complementar/ilustrar/comprovar dados citados no decorrer da pesquisa.
  • Contracapa: folha em branco que encerra o trabalho. quanto à forma gráfica do texto, deve-se levar em consideração:
  1. Tipo de papel: tamanho oficio (21,5 x 31,5), digitado em um só lado em espaço 2, dando à margem superior e margem esquerda o espaço de 3 cm e à margem inferior à margem direita o espaço de 2 cm.
  2. O titulo de cada capitulo do corpo do trabalho deve ser centralizado e colocado a 8 cm da margem superior da folha.
  3. Todo parágrafo deve iniciar-se depois de contados 8 espaços do inicio da linha.

 

Etapas para realização do trabalho

1)O projeto de pesquisa

2)A coleta de dados

3)A análise dos dados

4)A elaboração escrita

 

Fonte

CARVALHO, Maria Cecília. Construindo o Saber – Técnicas de metodologia

            Cientifica.2ªedição,São Paulo,Editora Papirus,2000,180p.

 

 

Luciana Nunes Vaccari Avi

Coordenadora E.F.II

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *