Recursos audiovisuais – Estudo e Criação

O homem não vive isolado, recebe e transmite mensagens. O ato de receber e transmitir mensagens são o que se chama de comunicação.

Os elementos da comunicação são: emissor, receptor e canal.

O emissor é aquele que transmite a mensagem.

Receptor é a pessoa que recebe a mensagem.

Canal é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.

O canal que transmite de uma pessoa para outra é o meio de comunicação interpessoal. Exemplos: telefone, telegrama, e-mail. O canal que transmite de uma pessoa para um grande número de pessoas é chamado e meio de comunicação de massa. Exemplos: televisão, rádio, jornais, cartaz.

Os recursos audiovisuais são um meio de comunicação de massa de natureza visual e auditiva cuja finalidade é anunciar os mais diversos tipos de mensagens – como por exemplo: mensagens comerciais,políticas, religiosas, educativas, de utilidade pública etc.

Os elementos de um recurso audiovisuais são texto e mensagem. Temos a fórmula: texto + imagem = mensagem ou som + imagem = mensagem.

Ele deve conter um único tema, não deve ultrapassar 10 ou 20 palavras.

O texto deve ser simples, direto, em linguagem correta e adequada ao público ao qual se destina. Deve resumir, de maneira objetiva e atraente, a mensagem que se pretende comunicar. Pra tanto, deve conter as seguintes características gerais:

  1. a) frases curtas;
  2. b) letras fáceis de serem lidas;
  3. c) mensagem simples e marcante, que prenda o interesse do público. é importante escolher a letra adequada, pois isso influi muito na qualidade visual do texto. A letra é a roupa com que vestimos o conteúdo de nossa mensagem.

O estilo da letra deve ser simples e fácil de ser lido.

Letras grossas e baixas, bem como finas e altas, devem ser evitadas, pois causam confusão quando lidas à distância.

Em geral, devem-se usar letras escuras em fundo claro, que facilitam a leitura.

Para fazer um bom letreiro com hidrocor, use sempre linhas guias.

Letras com A, C, I, T podem ser colocadas juntas umas das outras, enquanto letras de linhas retas como N, I, M, H, requerem maior distância.

Utilize letras maiúsculas em títulos ou palavras isoladas e minúsculas em frases longas para, assim, facilitar a leitura.

A imagem pode assumir as mais diversas cores e formas.

A natureza do tema precisa ser cuidadosamente analisada, pois é ela quem determina a melhor escolha das formas e das cores que irão compor a imagem do recurso utilizado.

Para criar uma imagem é preciso ter em mente os seguintes fatores:

  1. A exata finalidade da mensagem;
  2. O nível do público a que se destina.

Num recurso visual, o espaço livre é muito importante. Por isso, o layout, isto é, disposição ou arrumação dos elementos que compõem o recurso visual deve ser bem equilibrada. Isso facilita a comunicação, dando mais impacto.

Deve-se levar em conta: o texto, a imagem, a cor e o layout.

 

Dica : Explore o normógrafo

Trata-se de um instrumento que serve para elaborar letreiros.

Ao utilizar o normógrafo é preciso traçar uma linha de base, para alinhar a letra, depois desenhar com eles os contornos da letra que deseja escrever e, por fim, é preciso completar os traços que ficaram interrompidos com o auxílio de uma régua.

 

Fonte:

ZÓBOLI, Graziella. Práticas de Ensino- Subsídios para atividade docente.

         Editora Ática, 5ªedição,2001,pág.40 e 46.

 

Luciana Nunes Vaccari Avi

Coordenadora E.FII

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *