Como ajudar as crianças na adaptação escolar

É importante dar todo apoio necessário para ajudar nessa transição. Se você não sabe exatamente como, confira algumas dicas que podem ajudar a tornar o processo de adaptação escolar mais simples:

• Fazer novos amigos e manter os antigos

Seria muito bom se alguns dos antigos colegas de seu filho também mudassem de escola com ele. Como nem sempre essa é uma possibilidade, você deve buscar uma conexão entre essas duas turmas. Dessa forma, a criança verá que não está perdendo amigos, mas sim ganhando alguns a mais.

• Mantenha-se atualizado

Descubra como pais da nova escola se mantêm em contato. Verifique os comunicados escolares enviados por e-mail ou bilhete para manter o controle sobre as tarefas de casa e atividades de sala de aula. Ficar a par sobre todos os acontecimentos vai fazer da transição mais fácil para todos.

• Envolva-se

Procure uma maneira para que cada membro da família encontre um lugar na nova comunidade escolar. Se envolver no colégio não só irá ajudar você e seu filho a conhecer outras pessoas, mas também é uma ótima maneira de mostrar o apoio para a educação dele.

• Converse com seu filho

Pergunte ao seu filho o que ele pensa da nova escola. É importante fazê-lo saber que seus sentimentos estão sendo levados em conta. Com o seu apoio, a segurança dele tende a aumentar.

• Tenha o professor como aliado

Caso seu filho esteja com problemas para fazer amigos ou está lutando com sua lição de casa, entre em contato com o professor imediatamente. Ele certamente vai estar bastante aberto a ajudar.

• Peça ajuda

Se as medidas acima não bastarem para que essa nova fase comece a fluir de forma tranquila, é importante conversar com o coordenador pedagógico da escola ou até mesmo um psicólogo. Lembre-se de que é importante que a criança sinta-se bem no ambiente em que estuda.

Fonte: Redação Fortíssima – revista digital

Você pode gostar...