E a saúde financeira, como vai?

Por Marcelo Fioravante – Consultor Financeiro
marcelo.fioravante.consultoria@gmail.com

Recentemente, após passar no meu médico de confiança e fazer uma bateira de exames (fato indispensável e indelegável), ouvi o seguinte parecer: “Os indicadores de sua saúde não estão adequados. Sugiro que reveja hábitos e consumos!”

Imagino que em algum momento sua saúde física já tenha sido colocada em questionamento por um profissional habilitado, e que você reagiu (ao menos deveria ter reagido) rapidamente, certo? Mas e sua saúde financeira, que trata do seu dinheiro, como vai?

Primeiro, é importante definir saúde financeira e entender que ela deriva da saúde econômica. Saúde econômica significa receber, num determinado período, mais dinheiro do que gasta. Já a saúde financeira é capacidade de honrar, no prazo, as contas que assumiu, de modo a não pagar juros e multas. Repare bem: se você assume mais contas do que pode pagar, sua saúde econômica ficará debilitada, e você atingirá o próximo passo, que é não conseguir honrar esses pagamentos nos vencimentos: está instalada a crise financeira. Se não tratada a tempo, a crise financeira pode levar ao estado de crise patrimonial, que representa que todos os bens da família, se vendidos, não são capazes de pagar todas as dívidas.

Para que esse tripé de saúde, econômica-financeira-patrimonial esteja em dia, sugerem-se medidas simples:

– Metas financeiras bem definidas.
– Orçamento familiar anual, planilhado e revisitado mensalmente.
– Investimento em educação, de toda espécie.
– Busca incessante por receitas adicionais.
– Cultura de reservar mensalmente uma fração do que é recebido.
– Hábitos simples e resiliência frente às turbulências financeiras.

Diante dessas medidas simples, e parafraseando meu médico, fica a pergunta caso sua saúde financeira esteja tão frágil quanto estava minha saúde física: Que tal rever seus hábitos e consumos?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *