Cuidar de você é fundamental!

Por Bruna Fenocchi Guedes Campos


Já se passaram mais de 110 dias desde que a pandemia do novo coronavírus se instalou e neste período nossas vivências emocionais estão muito intensas e (des)controladas, por isso é fundamental lembrarmos da pessoa importante que somos e nos cuidarmos muito bem. E uma ótima forma de garantirmos nosso bem-estar emocional é exercitarmos a solitude.

Solitude é a escolha de estar sozinha consigo própria, só você mesma, com suas emoções, sentimentos, pensamentos, dúvidas… Pode parecer esquisito, afinal não estamos acostumadas e até nos achamos egoístas quando queremos ficar sozinhas, afinal temos filhos, marido, amigas, mãe, pai, tias, vizinhas, tantas pessoas que precisam de nossos cuidados. Porém esse tempo de solitude, de cuidado consigo própria é fundamental para sobreviver às dificuldades, tensões e pressões que nos atormentam em tempos de pandemia.

Quando pensamos em solitude logo surge o terror da solidão, de estar só, abandonada, sentindo a angústia e o vazio da falta de companhia. E para não confundirmos as duas experiências emocionais, é importante lembrar que a solidão é uma vivência que está diretamente ligada à nossa relação com outras pessoas e pode ser disparada pela ausência do outro ou pela frustração da expectativa que depositamos na relação. Já a solitude é uma escolha, é o exercício da liberdade de estar sozinha e fazer contato consigo própria.

Solitude é exercício, é descoberta, é prestar atenção em si e compreender o que te faz bem, o que faz com que você se sinta cuidada. É fundamental criar o hábito de fechar a porta por alguns minutos, se retirar da cena familiar, se distanciar das dificuldades e problemas dos outros e estar com você fazendo que te der vontade. Algumas pessoas meditam, outras fazem artesanato, algumas correm, outras fazem jardinagem, algumas leem, outras assistem séries e filmes, e você o que faz quando está sozinha com você mesma?

Se você não sabe, esse é um ótimo momento para se descobrir, se observar e tomar coragem para cuidar de você, ser prioridade, como você merece!


Bruna Fenocchi Guedes Campos
Psicóloga – CRP 06/65653
Mestre em Psicologia Clínica
Professora Universitária e Coordenadora do Curso de Psicologia CEUNSP
E-mail – brunaguedes@uol.com.br
Instagram – @brunaguedescampos
Facebook – Bruna Guedes Campos

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Matilde disse:

    Ótimo texto BRUNA, como é bom te ler e sentir o cuidado e o respeito pelas pessoas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *