Higienização X Pandemia

Por Erick Embacher – Cirurgião Dentista Especialista em Implantodontia 
@clinicanatoitu


Como, quando e quanto escovar os dentes, são questões que estamos acostumados, nossos pais desde pequenos cobram da gente e as propagandas de creme dental repetem à exaustão que devemos passar fio dental e escovar os dentes três vezes ao dia, e os enxaguantes bucais que prometem remover toda placa bacteriana.

Primeiro vamos entender o que é a placa bacteriana. Ela é formada por saliva, bactérias e restos de alimento. Quando nos alimentamos as bactérias que estão presentes na nossa boca estão se alimentando também e se reproduzindo, e excretando metabólitos (cocô de bactéria), dessa forma a placa bacteriana aumenta.

Quando escovamos os dentes o objetivo é remover os restos de alimento pra que as bactérias não tenham o que comer e dessa forma não se reproduzam.
Pra conseguir remover esses restos alimentares precisamos escovar os dentes e passar o fio dental após as refeições. Independente da técnica usada, alguns sinais nos mostram se a higienização está boa ou não. Caso, ao escovar ou passar o fio dental sangre a gengiva, na maioria das vezes são essas áreas que precisam ser melhor higienizadas. É comum que quando ocorre o sangramento as pessoas, ou deixem de passar o fio dental ou diminuam a escovação naquela região achando que se machucaram, quando na verdade é o contrário. A gengiva saudável tem a coloração rosada, quando a gengiva fica avermelhada também é um sinal de que a higiene não está boa.

No momento atual em que vivemos, onde as rotinas foram alteradas em função da pandemia, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Com a permanência maior em casa e a possibilidade de assaltar a geladeira ao longo do dia, precisamos nos policiar para manter a higiene, senão quando a pandemia chegar ao fim não vão ser só uns quilinhos a mais que teremos, e sim muitas cáries.

Erick C. Embacher
CROSP 57.161

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *